Classificamos os fornecedores com base em testes e pesquisas rigorosos, mas também levamos em consideração seu feedback e nossos acordos comerciais com provedores. Esta página contém links de afiliados.
Aviso legal:
Avaliações profissionais

O vpnMentor contém avaliações que são escritas pelos avaliadores da nossa comunidade. Estes levam em consideração a análise independente e profissional dos avaliadores dos produtos/serviços.

Propriedade

O vpnMentor foi criado em 2014 como um site independente que avalia serviços de VPN e cobre histórias relacionadas à privacidade. Atualmente, nossa equipe com centenas de pesquisadores, escritores e editores de cibersegurança continua a ajudar os leitores a lutar por sua liberdade online em parceria com a Kape Technologies PLC, que também é proprietária dos seguintes produtos: ExpressVPN, CyberGhost, ZenMate, Private Internet Access e Intego, os quais podem ser avaliados neste site.

Comissões de afiliados Publicidade

O vpnMentor contém avaliações que foram escritas por nossos especialistas e seguem os rígidos padrões de avaliação, incluindo padrões éticos, que adotamos. Esses padrões exigem que cada avaliação leve em consideração a análise independente, honesta e profissional do avaliador. Dito isso, podemos ganhar uma comissão quando um usuário conclui uma ação usando nossos links, sem nenhum custo adicional para eles. Nas páginas de listas, classificamos os fornecedores com base em um sistema que prioriza a análise do avaliador de cada serviço, mas também considera o feedback recebido de nossos leitores e nossos acordos comerciais com fornecedores.

Diretrizes de avaliações

As avaliações publicadas no vpnMentor são escritas por avaliadores da comunidade que analisam os produtos de acordo com nossos rígidos padrões de avaliação. Esses padrões garantem que cada avaliação priorize a análise independente, profissional e honesta do avaliador e leve em consideração as capacidades e qualidades técnicas do produto, juntamente com seu valor comercial para os usuários. As classificações que publicamos também podem levar em consideração as comissões de afiliados que recebemos por compras por meio de links em nosso site.

Como esconder IP facilmente em 2023 — 7 métodos são grátis

Adriano Silva Atualizado em 07/06/2023 Informações verificadas por Christine Johansen Editor sênior

Existem muitas formas de esconder seu IP, mas nem todas são seguras ou eficazes. Algumas colocam sua privacidade e segurança em grande risco, enquanto outras podem deixar suas velocidades consideravelmente lentas. Para facilitar sua vida, testei várias formas de esconder IP e descobri cinco delas que funcionam de forma confiável. A chave é encontrar um método que funcione melhor para sua situação.

Entre todos os cinco métodos, o mais fácil e seguro é usar uma VPN. Trata-se de um app simples que oculta seu IP em um clique. Além disso, ele criptografa sua conexão e não reduz suas velocidades de forma significativa, assim como fazem alguns dos outros métodos.

O ExpressVPN é minha escolha principal. Ele ainda oferece uma garantia de reembolso de 30 dias, o que permite esconder seu IP com o ExpressVPN sem riscos. Caso não fique satisfeito, você poderá solicitar o reembolso integral.

Ocultar IP com o ExpressVPN

Guia rápido: como esconder IP em 3 passos simples

  1. Selecione seu método de alteração de IP. Recomendo o método VPN porque ele é o mais fácil – e você pode escolher entre milhares de IPs para permanecer oculto. Minha escolha principal é o ExpressVPN.
  2. Configure e execute o software. Ou, caso não esteja usando nenhum software de alteração de IP, basta se conectar ao novo hotspot Wi-Fi.
  3. Navegue na web com um novo IP. Quando sua conexão for estabelecida, você estará livre para navegar na web com um endereço IP diferente, o que significa que permanecerá oculto de forma eficaz.

Obtenha um novo endereço IP agora

5 melhores maneiras de esconder endereço IP em 2023

1. Use uma VPN — a forma mais simples e segura de esconder seu IP

Graphic showing ExpressVPN appsAlém de esconder seu IP, uma VPN oferece muitos outros benefícios
  • Prós: oculta seu IP e suas atividades de navegação em todos os apps em vários dispositivos; recursos robustos de segurança e privacidade; permite contornar bloqueios geográficos e firewalls; possibilita baixar e enviar torrents com segurança e privacidade; permite escolher entre milhares de endereços IP; oferece acesso ao suporte 24/7
  • Contras: boas VPNs custam dinheiro e podem reduzir um pouco suas velocidades

Uma VPN é uma forma popular e simples de esconder IP. Trata-se de um app que criptografa seu tráfego de internet e o redireciona por meio de um servidor privado. O endereço IP do servidor VPN é usado, em vez do seu próprio, até você se desconectar dele.

Como os servidores VPN costumam estar espalhados ao redor do mundo, você pode escolher um endereço IP proveniente de vários países diferentes. Isso lhe permite acessar serviços de streaming com restrições geográficas, como HBO ou BBC iPlayer, além de apps, sites e jogos que podem não estar disponíveis em todas as regiões.

Outro benefício de uma VPN é que ela criptografa sua conexão, o que lhe permite navegar, transmitir, jogar ou baixar e enviar torrents em segurança. Basicamente, ela adiciona um nível de privacidade a tudo o que você faz online. Uma boa VPN faz isso por meio de alguns recursos diferentes. Primeiro, protegendo você de vazamentos de DNS, IPv4/6 e WebRTC, para que seu endereço IP sempre permaneça oculto. Outro recurso comum é o kill switch, que interrompe sua conexão à internet se a VPN falhar por qualquer motivo — portanto, seu IP real jamais é revelado.

As VPNs também o ajudam a manter sua privacidade online. A maioria das VPNs usa endereços IP compartilhados, o que significa que outras pessoas também usam o mesmo endereço IP que o seu — o que torna mais difícil associar suas atividades online a você.
No entanto, nem toda VPN é confiável, por isso é importante escolher uma que seja. Por exemplo, ela deve cumprir uma política antilogs (no-logs policy) que seja comprovada. Embora seu IP permaneça oculto durante o uso de um serviço VPN, o provedor VPN ainda poderá ver seu IP — uma política antilogs significa que seu IP (ou qualquer informação identificável) jamais é mantido pela VPN, e por isso não pode ser compartilhado.

Também é muito fácil baixar e configurar uma VPN no seu dispositivo. Após fazê-lo, bastam apenas alguns cliques para ocultar seu IP. Levei menos de um minuto para baixar, instalar e me conectar a um servidor com o ExpressVPN no meu notebook Windows, por exemplo.

A maioria das VPNs consiste em serviços por assinatura, nos quais você faz um pagamento mensal ou anual para usar o serviço completo. O valor costuma ser de alguns dólares por mês, o que as torna muito acessíveis. As VPNs também costumam incluir uma garantia de reembolso que permite usá-las gratuitamente por tempo limitado. Com ela, você pode solicitar o reembolso integral (normalmente em até 30 dias após a compra) se não ficar satisfeito.

Como esconder o IP do PC com uma VPN em 3 passos simples

  1. Baixe uma VPN. Minha opção favorita é o ExpressVPN, pois você pode escolher IPs em 105 países para ocultar seu IP de maneira eficaz. Ele ainda oferece uma garantia de reembolso de 30 dias.
  2. Escolha um servidor. Eles são organizados por localização.
  3. Conecte-se ao servidor. Normalmente, apenas clicar na localização do servidor automaticamente o conectará ao seu novo IP, o que permite começar com um clique.

Experimente o ExpressVPN hoje

2. Conecte-se a um servidor proxy — boa opção para contornar bloqueios geográficos, mas não é altamente segura

Graphic showing hideme's proxy browser homepageOs servidores proxy podem contornar bloqueios geográficos, mas carecem de recursos de segurança
  • Prós: predominantemente grátis, fácil de usar e capaz de contornar bloqueios geográficos
  • Contras: carece de recursos de segurança e privacidade; servidores superlotados que podem apresentar baixas velocidades; oculta seu IP somente no seu navegador

Similar a uma VPN, SSL, SSH ou SOCKS, os servidores proxy ocultam seu endereço IP porque ficam entre seu dispositivo e os sites que você acessa. Portanto, quando você acessa um site, ele vê o endereço IP do servidor proxy, e não seu próprio IP. Um bom serviço de proxy permite escolher entre várias localizações de servidores e costuma ser popular porque geralmente é gratuito.

Porém, os servidores proxy deixam a desejar na sua falta de recursos de segurança e privacidade. Como eles não criptografam sua conexão e não protegem o tráfego de DNS, terceiros indesejados ainda conseguem ver suas atividades online e coletar dados sobre você. Além disso, eles são mais suscetíveis a ataques man-in-the-middle, pois carecem da autenticação que as VPNs possuem.

Também sofri com baixas velocidades ao usar o proxy do hide.me, pois o servidor provavelmente estava superlotado. Isso é muito comum entre os serviços gratuitos, visto que eles não têm fundos suficientes para oferecer redes globais. E, como funcionam somente em aplicações específicas, eles somente ocultarão seu IP no seu navegador — diferentemente de uma VPN, que o oculta em todos os aplicativos.

Como esconder IP com um proxy em 3 passos simples

  1. Escolha um servidor proxy. Recomendo o hide.me.
  2. Acesse o site do seu servidor proxy. Em seguida, digite no campo do servidor proxy o URL do site que você deseja acessar, escolha uma localização (se disponível) e pressione "Enter” para carregar a página.
  3. Aproveite seu novo endereço IP. Você navegará no site na mesma janela do navegador, mas usando o IP do servidor proxy.

3. Use o navegador Tor — múltiplas camadas de criptografia, mas velocidades muito lentas

Graphic showing Tor browserO navegador Tor é altamente seguro, mas muito lento
  • Prós: alto nível de criptografia e privacidade, grátis para usar
  • Contras: velocidades muito baixas; incapacidade de contornar bloqueios geográficos; criptografa apenas o tráfego do navegador; não disponível para iOS; associado a atividades criminosas

O navegador Tor (The Onion Router) redireciona seu tráfego de internet através de uma rede decentralizada de código aberto para proteger informações confidenciais. Ele criptografa seu tráfego ao retransmiti-lo através de múltiplos servidores chamados de "nós”, os quais adicionam camadas extras de criptografia. Essas camadas se assemelham a uma cebola ("onion” em inglês), daí o nome "Tor”. Como os sites só podem ver o endereço IP do último servidor que você usou (chamado de nó de saída), ele oculta seu endereço IP.

Embora o navegador Tor seja gratuito, uma grande desvantagem é que sua camadas de criptografia reduzem suas velocidades de forma significativa. Levei pouco mais de 10 segundos para carregar uma página web básica, enquanto atividades como streaming e downloads se tornaram um suplício.

Além disso, seu provedor de internet ainda poderá ver que você está usando o Tor (embora não possa ver o que você acessa através dele), portanto, ele continua não oferecendo tanta privacidade quanto uma VPN, por exemplo. Outro problema é sua ligação com atividades criminosas online, pois ele é o principal portal de acesso à dark web — por esse motivo, ele é ilegal em alguns países. E, por fim, ele tem dificuldades para contornar bloqueios geográficos, pois não é possível controlar a localização do nó de saída.

Como mascarar IP com o Tor em 3 passos simples

  1. Baixe o navegador Tor. Acesse o site do Tor e baixe o arquivo de instalação para seu dispositivo.
  2. Instale o navegador Tor. Clique no arquivo baixado e siga as instruções de instalação.
  3. Navegue de forma segura com um novo IP. Abra o navegador Tor e use-o como seu navegador habitual, sabendo que seu endereço IP real está oculto.

4. Crie um hotspot no seu smartphone — uma solução prontamente disponível, mas pode não ser grátis

  • Prós: fácil de configurar, bom para uso temporário
  • Contras: não é capaz de contornar bloqueios geográficos; não alterar sua localização virtual; não inclui medidas de privacidade ou segurança; usa dados que podem ser pagos

Caso seu endereço IP real seja comprometido, ou se você não quer usá-lo temporariamente, criar um hotspot no seu smartphone pode funcionar bem. Além disso, é fácil configurá-lo. Só precisei acessar as configurações do meu celular para habilitar meu hotspot e, então, conectar meu notebook a ele, o que levou pouco mais de um minuto.

Embora esse método altere seu endereço IP, há 3 pontos negativos. Primeiramente, sua operadora móvel pode ver todas as suas atividades online, portanto, ele não é privado. Em segundo lugar, você não consegue contornar bloqueios geográficos, pois sua localização online não será alterada. E, por fim, ele pode consumir rapidamente seus dados móveis e se tornar uma opção onerosa.

Como esconder IP com um hotspot móvel em 3 passos simples

  1. Habilite seu hotspot pessoal. Acesse as configurações do seu celular, desative seu Wi-Fi e habilite seu hotspot pessoal.
  2. Conecte seu dispositivo. Localize o hotspot no seu dispositivo principal e conecte-se a ele.
  3. Aproveite seu novo endereço IP. Use os dados do seu smartphone para navegar na internet com o IP atribuído pela sua operadora móvel.

5. Use Wi-Fi público — predominantemente grátis para usar, mas deixa sua conexão vulnerável

  • Prós: geralmente grátis para usar, rápido e fácil de configurar
  • Contras: solução apenas temporária; deixa você vulnerável a hackers; baixas velocidades; possíveis limites de dados e restrições de rede

Alterar sua rede Wi-Fi pode ocultar seu endereço IP real — mesmos se você mudar para uma rede pública. Se você não consegue acessar um site ou serviço, mas tem acesso a Wi-Fi público, esta opção pode ser uma solução de curto prazo.

Porém, essa não é a opção mais segura, pois hackers frequentemente usam redes Wi-Fi públicas para fazer ataques inesperados. Como essas redes não têm criptografia ou autenticação, os hackers podem usá-las para facilmente obter dados confidenciais, como senhas e números de cartão de crédito. Outro problema é a possibilidade de baixas velocidades, resultado da superlotação de usuários.

As melhores VPNs para esconder IP em 2023

1. ExpressVPN — recursos de privacidade de ponta que ocultam seu endereço IP

  • Política antilogs (no-logs policy) auditada e comprovada, servidores DNS privados e tecnologia TrustedServer para manter seu IP e seus dados ocultos
  • 3.000+ servidores em 105 países, incluindo Brasil e Portugal, para obter um endereço IP de qualquer lugar do mundo
  • 8 conexões simultâneas de dispositivos
  • Desbloqueia: Netflix (EUA, Reino Unido e muitos outros catálogos), Disney+, HBO Max, Hulu, BBC iPlayer, Amazon Prime, Prime Video e outras plataformas famosas de streaming, além de serviços locais como Globo (Brasil) e RTP Play (Portugal)
  • Interface disponível em português
Oferta do ExpressVPN de Outubro 2023: apenas por tempo limitado, você pode adquirir uma assinatura do ExpressVPN com até 49% de desconto! Não perca!

O ExpressVPN conta com proteção contra vazamentos, que garante que seu endereço IP real não seja acidentalmente exposto. Testei cinco servidores dos EUA e quatro servidores do Reino Unido, e não houve vazamentos de IP, DNS ou WebRTC — portanto, meu endereço IP real permaneceu sempre oculto. Além disso, ele possui seus próprios servidores DNS privados e uma política antilogs auditada e verificada. E ainda usa a tecnologia TrustedServer — servidores à base de RAM que não armazenam nenhum dado físico, portanto seu IP real e quaisquer informações pessoais se mantêm inacessíveis.

Screenshot showing ExpressVPN leak protection workingSabia que meus dados pessoais estavam seguros porque meu IP real permaneceu sempre oculto

Seus recursos robustos de segurança protegem sua identidade online e dificultam para terceiros maliciosos descobrirem seu endereço IP real. Por exemplo, a criptografia AES de 256 bits garante que hackers não consigam roubar seu IP ou interceptar seus dados. Além disso, o kill switch mantém você seguro mesmo se a VPN parar de funcionar por qualquer motivo — basicamente, seu endereço IP real nunca fica visível.

O ExpressVPN também apresenta velocidades incríveis. Geralmente, uma VPN reduz ligeiramente sua velocidade de internet de base por conta da criptografia (10-20% de redução é normal), e as reduções são maiores quanto mais distante for o servidor. Não obtive quedas de velocidade superiores a 9% enquanto usava os servidores norte-americanos do ExpressVPN — e até mesmo em servidores a mais de 8.000 km de distância da minha localização real.

Com mais de 3.000 servidores em 105 países, o ExpressVPN permite escolher entre milhares de endereços IP para esconder seu próprio IP. Ele também contorna bloqueios geográficos regionais em sites como a Netflix. Quando me conectei a seu servidor em Nova York para obter um IP nova-iorquino, acessei a biblioteca da Netflix EUA com facilidade (poucas VPNs são tão confiáveis assim). Como obtive velocidades altas, também não houve longos tempos de carregamento ou buffering enquanto transmitia em UHD.

O ExpressVPN é uma VPN de ponta, portanto seus planos são um pouco mais caros que outras VPNs. O plano mais barato custa $6,67/mês. Embora o ExpressVPN custe mais caro, ele sempre faz ofertas que permitem economizar. Assinei um plano de 1 ano e ganhei três meses de serviço grátis.

Seus planos também são assegurados por uma garantia de reembolso de 30 dias que permite testar todos os recursos do ExpressVPN sem riscos. Caso não fique satisfeito, receber seu dinheiro de volta é fácil. Eu queria testar essa política, portanto pedi a um representante de suporte no chat 24/7 em tempo real para cancelar minha assinatura no 25º dia de uso. Depois que respondi a duas simples perguntas de satisfação, ele prosseguiu com minha solicitação, e recebi o dinheiro de volta em dois dias úteis.

Oculte seu IP com o ExpressVPN

2. CyberGhost — servidores NoSpy ocultam seu endereço IP e mantêm sua conexão privada

  • Servidores NoSpy adicionam uma camada extra de proteção para ocultar seu IP real
  • 9.561+ servidores globais (incluindo Brasil e Portugal) oferecem vários IPs de regiões específicas
  • 7 conexões simultâneas de dispositivos
  • Desbloqueia: Netflix (EUA, Reino Unido e mais), Disney+, HBO Max, Amazon Prime (EUA, Reino Unido, Alemanha, Itália, França e Japão), Hulu, BBC iPlayer, Globo, SporTV, Fox Sports e mais
  • Interface disponível em português
Oferta de Outubro 2023: o CyberGhost está atualmente oferecendo 84% de desconto em seu plano mais popular! Aproveite esta oferta agora mesmo e economize mais em sua assinatura do CyberGhost.

O CyberGhost conta com uma rede de 9.561 servidores em 100 países, incluindo servidores NoSpy. Esses servidores estão localizados no data center privado do CyberGhost na Romênia e oferecem segurança extra, pois apenas a equipe da VPN pode acessá-los. Quando testei alguns servidores NoSpy no site ipleak.net, nenhum vazamento de IP foi detectado. Isso quer dizer que seu endereço IP real não será revelado, nem mesmo acidentalmente. Além disso, ele usa criptografia AES de 256 bits e conta com um kill switch.

graphic showing NoSpy serversEle ainda tem servidores especiais para streaming e torrents, portanto, é uma ótima opção se você quer ocultar seu IP para desbloquear plataformas de streaming ou baixar torrents de forma segura.

Ele ainda conta com recursos robustos de privacidade. Sua rigorosa política antilogs (no-logs policy) já foi auditada — e ele não coleta dados como seu endereço IP, histórico de navegação ou preferências de pesquisa. A sede do CyberGhost na Romênia é algo positivo para a privacidade, pois o país não integra a Aliança 14 Olhos (14-Eyes Alliance) — um grupo de países que compartilha dados de cidadãos entre si.

Suas altas velocidades também oferecem uma experiência fluida online sem qualquer interrupção. Quando testei as velocidades de seus servidores os EUA, minha velocidade de download caiu apenas 16%. Embora não seja tão alta quanto o ExpressVPN, ela continua impressionante. E foi suficiente para eu transmitir a Disney+ em UHD sem qualquer buffering.

Infelizmente, o plano de curto prazo do CyberGhost é bem caro, e fiquei decepcionado porque ele vem com uma reduzida garantia de reembolso de 14 dias. Porém, seus planos de longo prazo são muito acessíveis e custam a partir de apenas $2,11/mês. Você também pode fazer upgrade do seu plano para incluir um endereço IP dedicado (ou pessoal). Ninguém além de você pode usá-lo, e ele ainda torna mais simples e rápido acessar serviços com bloqueio geográfico durante viagens.

Os planos de longo prazo também vêm com uma generosa garantia de reembolso de 45 dias. Isso significa que você pode usar o CyberGhost para esconder IP e testar todos os recursos sabendo que é possível receber seu dinheiro de volta se não ficar satisfeito. Testei essa política solicitando o cancelamento da minha assinatura ao serviço de suporte através de um chat 24/7 em tempo real. Depois que informei o motivo do cancelamento, eles aprovaram o reembolso — e recebi o dinheiro de volta em três dias úteis.

Oculte seu IP com o CyberGhost

3. Private Internet Access — oculte seu endereço IP com opções de segurança customizáveis

  • Opção entre criptografia AES de 128 ou 256 bits e vários protocolos de segurança para manter você protegido enquanto oculta seu IP
  • 29.650 servidores em 91 países, incluindo Brasil e Portugal, para obter um IP de qualquer lugar do mundo
  • Ilimitado conexões simultâneas de dispositivos
  • Desbloqueia: Netflix, Disney+, HBO Max, Hulu, BBC iPlayer, Vudu e mais
  • Interface disponível em português
Atualização de Outubro 2023: o PIA não costuma oferecer muitas promoções ou descontos (seu preço já é muito acessível), mas, neste momento, você pode adquirir uma nova assinatura com incríveis 82% de desconto!

O Private Internet Access (PIA) oferece recursos de segurança robustos e customizáveis que mantêm você protegido enquanto oculta seu endereço IP. Você pode escolher entre a criptografia AES de 128 ou 256 bits, o que permite otimizar sua conexão da forma como desejar. A criptografia AES de 128 bits oferece velocidades maiores com uma criptografia menor, enquanto a criptografia AES de 256 bits consiste em um padrão de nível mais elevado para garantir máxima segurança, mas que oferece velocidades um pouco menores.

Graphic showing PIA security settingsRecursos de segurança robustos impedem que seu endereço IP seja revelado

Ele também oferece proteção contra vazamentos para impedir que seu endereço IP seja revelado a terceiros. Testei cinco de seus servidores norte-americanos no site ipleak.net, e meu endereço IP real jamais foi detectado. Também testei vazamentos de DNS e WebRTC, e essas informações também nunca foram relevadas. O PIA ainda oferece um kill switch automático que garante que seu endereço IP real não seja revelado acidentalmente.

Fiquei inicialmente preocupado com o PIA porque ele está sediado nos EUA, país que está no cerne da Aliança 14 Olhos (14-Eyes Alliance). Porém, sua política antilogs (no-logs policy) foi comprovada nos tribunais — o PIA nunca compartilhou quaisquer dados com as autoridades porque simplesmente não tem nada para compartilhar.

Quando conferi seus planos pagos, vi que o mais acessível custa $2,11/mês. Diferentemente do plano de curto prazo, esse plano também inclui um ano de Boxcryptor, que permite criptografar os dados em nuvem que você armazena no iCloud, Google Drive e Dropbox. Similar ao CyberGhost, você pode adquirir um endereço IP dedicado de uso exclusivo. Eles são práticos porque evitam que você seja sinalizado em sites seguros por usar um IP diferente.

Você também pode testar o PIA totalmente grátis aproveitando sua garantia de reembolso de 30 dias. Cancelei minha assinatura através de um representante no chat em tempo real durante o período de 30 dias. Precisei apenas indicar o motivo do cancelamento, ou seja, o processo é simples. Após quatro dias úteis, recebi o reembolso integral.

Oculte seu IP com o PIA

4 outros métodos (não tão bons) para alterar seu endereço IP

1. Desconecte seu modem

Embora isso possa soar ingênuo e óbvio, desconectar seu modem pode ocasionalmente alterar seu endereço IP. Sempre que você se desconecta do seu provedor, a conexão com seu endereço IP atual é excluída. Portanto, restabelecer a conexão com seu provedor garantirá um novo endereço IP. Isso somente funcionará caso seu provedor use endereços IP dinâmicos, o que é comum.

O truque desse método é deixar seu modem desconectado pelo máximo de tempo possível. No entanto, ele não é muito confiável porque não funciona sempre — portanto, não deve ser sua primeira opção. Além disso, seu provedor de internet ainda poderá ver suas atividades online, e não há proteção à sua segurança ou privacidade, ou seja, ele não adicionará nenhuma proteção. E, como não é possível alterar sua localização, você também não poderá contornar bloqueios geográficos.

2. Use um firewall de NAT

Um firewall NAT (Network Address Translation) permite que diferentes dispositivos na mesma rede usem o mesmo endereço IP público — ocultando apenas o endereço IP privado dos dispositivos. Ele recebe as solicitações do endereço IP privado de cada dispositivo e as redireciona todas através do seu endereço IP público antes de chegar ao destino online.

Em suma, um firewall de NAT de fato não oculta seu endereço IP. Embora ele proteja dispositivos ocultando seus endereços IP privados, sua localização real e seu comportamento online permanecem visíveis porque seu IP público não permanece oculto.

3. Peça a seu provedor de internet para alterá-lo

Aqui, basta contatar seu provedor diretamente e pedir para alterar seu endereço IP. Apenas se certifique de estar com todas as informações da sua conta em mãos, pois elas provavelmente serão solicitadas. Porém, lembre-se de que a maioria dos provedores usa endereços IP dinâmicos, o que significa que você nem sempre usará seu IP novo. Caso queira continuar usando o mesmo endereço IP, peça um IP estático.

Além disso, este método somente fornece um novo endereço IP, o que significa que ele não fornecerá nenhuma segurança, nem contornará bloqueios geográficos. Adicionalmente, seu provedor ainda poderá monitorar suas atividades online e coletar dados sobre você, portanto, esta não é uma solução ideal do ponto de vista da privacidade.

4. Renovar seu IP privado

Conectar-se à internet através de um roteador Wi-Fi ou cabo de ethernet fornece a você um endereço IP público e endereços IP privados para os dispositivos em sua rede. Seus dispositivos usam endereços IP privados para se comunicar entre si. Fazer isso não ocultará seu endereço IP público, mas apenas ocultará o endereço IP privado dos seus dispositivos. Portanto, suas atividades online e localização permanecerão visíveis. Porém, é fácil fazê-lo em poucos passos simples no seu dispositivo.

No Windows

  1. Pesquise o prompt de comando no menu do Windows à esquerda da barra de tarefas.
  2. Clique com o botão direito na opção Executar como administrador para abrir a janela do prompt de comando.
  3. Digite ipconfig /release e pressione Enter para liberar seu endereço IP atual.
  4. Digite ipconfig /renew e pressione Enter para obter um novo endereço IP.

No macOS

  1. Abra a opção Preferências do sistema no menu Apple.
  2. Acesse a opção Rede e, no painel esquerdo, vá até a rede à qual está conectado.
  3. Clique em Avançado e selecione a guia TCP/IP.
  4. Clique em Renovação da concessão DHCP para obter seu novo endereço IP.

Oculte seu IP hoje

FAQs sobre como esconder IP

Um endereço de IP revela minha identidade real?

Por si só, um endereço de IP não revelará sua identidade real, mas pode ser combinado com outros dados para identificá-lo. Por exemplo, seu endereço IP e suas atividades de navegação podem ser combinados para construir um perfil que identifique sua presença e sua movimentação online. Então, anunciantes poderão usar esses dados para direcionar anúncios específicos a você. Se você se preocupa em proteger sua privacidade online, ocultar seu IP é uma ótima maneira de fazer isso.

Lembre-se de que alguns métodos são melhores para privacidade do que outros. A melhor maneira de proteger sua identidade online contra rastreamentos é usar uma VPN. Embora outros métodos, como proxies e o Tor, ocultem seu IP real em um navegador, uma VPN vai um passo além e oculta seu IP em todos os aplicativos no seu dispositivo, além de criptografar toda a sua conexão à internet.

É possível ocultar meu endereço IP em todos os meus dispositivos?

Sim, você pode ocultar seu endereço IP em todos os seus dispositivos Wi-Fi. Alguns métodos para esconder IP somente funcionam em sistemas operacionais e dispositivos específicos, no entanto. Por isso, certifique-se de escolher um método que funcione nos dispositivos que você deseja proteger. Uma VPN oferece o maior nível de compatibilidade — você pode instalá-la no seu roteador, ocultando seu IP de forma eficaz em todos os dispositivos em sua rede doméstica.

Para explicar melhor, o app nativo de uma VPN também ocultará seu IP em todos os apps que você usa no seu dispositivo, quer ele rode com Windows, Mac, Linux, Android ou iOS. Conforme mencionado, configurar uma VPN no seu roteador significa que você também pode alterar seu IP em consoles de videogame, smart TVs e dispositivos de streaming como Chromecast. Por outro lado, os proxies funcionam apenas no seu navegador, e o Tor é compatível somente com Windows, Mac e Linux (e oculta seu IP apenas no próprio navegador Tor).

Posso ocultar meu endereço IP gratuitamente?

Sim, é possível ocultar seu endereço IP gratuitamente, mas os métodos gratuitos têm grandes desvantagens. Um servidor proxy é fácil de usar e uma boa opção para contornar bloqueios geográficos, pois você pode escolher um de acordo com a localização geográfica. Porém, os proxies carecem de recursos de segurança e privacidade — e, como tantas pessoas os utilizam, eles costumam ficar altamente sobrecarregados e lentos.

Por conter muitas camadas de criptografia, o navegador Tor é recomendado para fins de segurança e privacidade. No entanto, ele é sempre muito lento como resultado, o que o torna inadequado para fazer streaming e downloads. Você também não pode escolher seu novo endereço IP sem fazer diversas configurações complexas.

Há VPNs grátis no mercado, mas não as recomendo porque muitas delas não protegem sua privacidade e impõem limites irritantes de dados e velocidades. Uma VPN de ponta custa apenas uma pequena tarifa mensal — e elas são as formas mais simples e seguras de ocultar IP (além de não causar lentidão).
Uma dica é que a maioria das VPNs de ponta vem com garantia de reembolso, portanto você pode solicitar o reembolso facilmente se não ficar satisfeito com o serviço (geralmente em um período de aproximadamente 30 dias). Então, é possível usar uma VPN de alta qualidade para ocultar seu IP sem pagar nada, caso você aproveite a garantia de reembolso.

É legal ocultar meu endereço IP?

Sim, ocultar ou alterar seu IP é legal, além de ser uma forma de proteger sua privacidade online de hackers e outros perigos online. Porém, existem algumas maneiras de ocultar seu endereço IP real. Diferentes leis e regulamentos se aplicam à ocultação de IP dependendo da sua localização e do método empregado. Por exemplo, não há repercussões legais por usar um hotspot Wi-Fi público para ocultar sua identidade online. Mesmo assim, sua eficácia e utilização são limitadas. Além disso, estar conectado a uma rede pública pouco segura torna você um alvo de hackers.

A forma mais segura (e fácil) de esconder IP é usar uma VPN. As VPNs são legalizadas na maior parte do mundo, mas há alguns países onde elas são restritas (como China, Emirados Árabes Unidos e Rússia). Se você está localizado em um país onde há forte censura online, sempre consulte as leis mais recentes antes de usar uma VPN para garantir que não esteja violando nenhuma regra.

Como esconder meu IP no Google Chrome?

Existem várias formas de esconder IP no Chrome. Uma forma é usar um servidor proxy, o qual é fácil de utilizar (e grátis). Basta apenas acessar o site de um servidor proxy, escolher um servidor e digitar o URL do site desejado. Embora os servidores proxy ocultem seu endereço IP, seu provedor de internet ainda poderá ver tudo o que você faz online porque não há criptografia.

Se você se preocupa com sua privacidade, a maioria das VPNs inclui extensão para Chrome. Porém, note que essas extensões também costumam ser apenas proxies e carecem de uma criptografia robusta. A forma mais segura de ocultar IP no Chrome ou em outros navegadores, como Safari ou Firefox, é usar um app de VPN. Ele não apenas ocultará seu IP no navegador, mas também em qualquer app que você use que mantenha conexão à internet. Além disso, os apps de VPN protegerão você com criptografia de nível militar e uma política antilogs (no-logs policy). Esses recursos ocultam suas atividades online, por isso nem mesmo seu provedor de internet poderá rastrear o que você faz online.

Apenas como observação, existe uma ideia errada de que o modo anônimo oculta seu endereço IP. Isso não é verdade — tudo o que o modo anônimo faz é remover todos os cookies e o histórico de navegação do Chrome quando você fecha a janela. Todas as suas atividades e dados online permanecerão visíveis pelo seu provedor de internet.

Preciso ocultar meu endereço IP ao baixar e enviar torrents?

Ocultar seu endereço IP ao baixar e enviar torrents é fortemente recomendado por motivos de privacidade e segurança. Baixar e enviar torrents é uma forma de compartilhamento P2P, o que significa que você baixa arquivos de outros usuários e compartilha seus próprios arquivos. Dessa forma, seu endereço IP é revelado aos demais usuários, que podem usá-lo para identificar sua localização ou transformá-lo em alvo.

Há algumas maneiras de ocultar seu endereço IP ao baixar e enviar torrents, mas a única que recomendo é uma VPN. Diferentemente dos outros métodos, as VPNs oferecem recursos de segurança de ponta como criptografia de nível militar, kill switch e proteção contra vazamento de IP/DNS (DNS/IP leak protection). Elas mantêm você bem protegido contra ataques de DDoS e ameaças de malware, o que pode ocorrer ao baixar e enviar torrents. Além disso, a política antilogs (no-logs policy) de uma VPN garante que todas as suas atividades online permanecerão inacessíveis — assim, nem mesmo seu provedor poderá monitorar sua movimentação online.

Ocultar meu endereço IP me permitirá desbloquear a Netflix?

Você pode ocultar seu endereço IP enquanto assiste à Netflix usando um servidor proxy ou uma VPN para Netflix. Ambas as opções substituem seu endereço IP real por um de outro país, o que causa a impressão de que você está nesse país. Por exemplo, conectar-se a um servidor nos EUA a partir da Austrália fará a Netflix acreditar que você está localizado nos Estados Unidos, garantindo seu acesso à Netflix EUA.

Como a Netflix atualiza regularmente suas tecnologias de bloqueio geográfico, muitos endereços IP que pertencem às VPNs e servidores proxy são bloqueados. As VPNs têm redes de servidores maiores que as dos servidores proxy, o que significa que há mais opções para desbloquear a Netflix. Além disso, elas contam com proteção contra vazamento de DNS/IP (DNS/IP leak protection), o que significa que seu endereço IP real não irá vazar acidentalmente. Se ele vazar, suas chances de desbloquear a Netflix são mínimas.

Por que devo ocultar meu endereço IP?

Um endereço IP visível pode revelar muito sobre você, o que o torna um grande risco à sua privacidade. Ele pode divulgar sua localização atual e suas informações pessoais para terceiros, como suas atividades de navegação. Porém, o maior problema é que ele permite que seu provedor de internet obtenha dados confidenciais, como suas senhas e números de cartão de crédito. Esses dados podem ser usados para associá-lo às suas atividades e identidade online.

Existem várias formas de esconder IP, portanto, confira alguns motivos pelos quais você deve (ou pode querer) ocultá-lo:

  • Proteja seus dados de terceiros maliciosos — se pessoas maliciosos acessarem seus dados pessoais, elas poderão obter acesso às suas contas pessoais e transformá-lo em alvo de ataques indesejados. Isso inclui vírus, malware e spyware.
  • Baixe e envie torrents de forma segura e anônima — baixar e enviar torrents é uma forma de compartilhamento P2P que envolve milhões de pessoas compartilhando arquivos. Caso seu endereço IP seja revelado para desconhecidos online, eles poderão transformá-lo em alvo de malware e ataques de DDoS.
  • Contorne bloqueios geográficos regionais — muitos sites e serviços impõem bloqueios geográficos verificando endereços IP e bloqueando aqueles que não correspondam à sua localização. Ocultar e alterar seu endereço IP permite que você acesse esses sites a partir de qualquer lugar.
  • Evite vigilância online — alguns países fazem a vigilância em massa de sua população monitorando suas atividades online. Exemplos incluem os países integrantes da Aliança 14 Olhos (14-Eyes Alliance) e a China. Seu endereço IP pode revelar suas atividades online, portanto, ocultá-lo evita qualquer vigilância indesejada.
  • Permaneça protegido em redes Wi-Fi públicas — sempre que usa uma rede Wi-Fi pública, você compartilha o endereço IP da rede. Isso significa que hackers podem facilmente penetrar sua conexão, obter dados confidenciais e controlar seu dispositivo.

O que é endereço IP?

Um endereço IP é um conjunto único de números que atuam como um identificador online. Quando você envia dados para um site ou serviço online visualizar, seu endereço IP é enviado junto. Isso torna seu endereço IP público. E significa que seu provedor de internet poderá rastrear suas atividades online e repassar essas informações para o governo, anunciantes ou qualquer terceiro. É possível descobrir qual é seu endereço IP acessando um site como o ipleak.net. Como tornar seu endereço IP público acarreta muitos riscos de privacidade, muitas pessoas usam uma VPN para ocultar seu endereço IP.

Uma VPN substitui seu endereço IP por um novo endereço em poucos segundos, redirecionando seu tráfego de internet por meio de um servidor privado. Isso significa que você utilizará o endereço IP do servidor privado. Ela também não armazena logs de suas atividades online, portanto seu provedor de internet e outros terceiros não poderá ver o que você está fazendo.

Além disso, há dois tipos de endereços IP: IPv4 E IPv6. Os endereços IPv4 são muito mais curtos e mais comuns, pois existem há mais tempo. Por outro lado, os endereços IPv6 são mais longos e foram criados para atender à crescente demanda pelo uso de internet global. Ele é mais rápido e mais seguro que um endereço IPv4. Ambos os tipos de endereços desempenham a mesma função, portanto não são tão diferentes.

Oculte seu IP com o ExpressVPN

Oculte seu endereço IP hoje mesmo

Escolher um método confiável ao mascarar IP é sempre importante, pois alguns são mais arriscados e menos confiáveis que outros. Em particular, você não deve usar uma técnica que torne seus dados visíveis por terceiros indesejados ou cause lentidão significativa às suas velocidades de internet.

Por isso, testei várias formas de ocultar seu endereço IP e criei uma lista com cinco que funcionam muito bem. Todas elas oferecem diferentes recursos, o que significa que algumas são mais adequadas para situações específicas do que as outras.

Meu método favorito é usar uma VPN. Uma VPN como o ExpressVPN é fácil de usar e repleta de recursos, além de oferecer altas velocidades, o que o torna adequado para qualquer atividade online. Ele ainda é assegurado por uma garantia de reembolso de 30 dias, o que permite testar o ExpressVPN sem riscos. Caso não fique satisfeito, você pode solicitar o reembolso completo.

Para resumir, as melhores VPNs para esconder IP são…

Posição
Provedor
Nossa pontuação
Desconto
Visitar site
1
medal
9.9 /10
Economize 49%!
2
9.7 /10
Economize 84%!
3
9.5 /10
Economize 82%!
Alerta de privacidade!

Seus dados estão sendo expostos aos sites que você visita!

Seu endereço IP:

Sua localização:

Seu provedor de Internet:

As informações acima podem ser usadas para rastreá-lo, direcionar anúncios para você e monitorar o que você faz online.

As VPNs podem ajudá-lo a ocultar essas informações dos sites para que você esteja protegido o tempo todo. Recomendamos a ExpressVPN — a VPN nº 1 entre mais de 350 provedores que testamos. Ela possui criptografia de nível militar e recursos de privacidade que vão garantir sua segurança digital, e mais — ela está oferecendo atualmente 49% de desconto.

Visite a ExpressVPN

Classificamos os fornecedores com base em testes e pesquisas rigorosos, mas também levamos em consideração seu feedback e nossos acordos comerciais com provedores. Esta página contém links de afiliados.

Sobre o autor

Adriano é fã de tecnologia e graduado pela Universidade Católica de Santos. Ele acredita que a privacidade online é fundamental para quem quer desfrutar a verdadeira liberdade na internet.

Gostou desse artigo? Avalie!
Eu detestei Eu não gostei Achei razoável Muito bom! Eu adorei!
de 10 - votado por usuários
Obrigado pelo seu feedback.