Classificamos os fornecedores com base em testes e pesquisas rigorosos, mas também levamos em consideração seu feedback e nossos acordos comerciais com provedores. Esta página contém links de afiliados.

Compare velocidades de VPNs

Origem da conexão

Localização mais próxima

Localização mais próxima

Destino da conexão

-escolher localização-

-escolher localização-

Distância
0 km
Selecione uma VPN
0 de 7 provedores selecionados
Selecione uma VPN
Done
Resultados
(*Últimos 7 dias)
Download
Velocidade de download sem VPN
Velocidade média de download
Redução de velocidade de download
Upload
Velocidade de upload sem VPN
Velocidade média de upload
Redução de velocidade de upload
Ping do sinal
Ping sem VPN
Ping
Velocidade média de download
  • Velocidade média de download
  • Redução de velocidade de download
  • Velocidade média de upload
  • Redução de velocidade de upload
  • Ping
Últimos 7 dias
  • Últimos 7 dias
  • Últimos 14 dias
  • Últimos 28 dias

O que os resultados significam?

Velocidade de download

As velocidades de download mostram a rapidez com que os dados são transferidos da internet para seu dispositivo. Elas são medidas em megabits por segundo (Mbps). Uma boa velocidade de download é importante para navegar e assistir a vídeos, filmes e séries online.

Estão são as velocidades ideais para:

  • Transmitir Netflix em HD (720p ou superior): 5.0 Mbps
  • Transmitir Netflix em Ultra HD (1080p ou superior): 25.0 Mbps
  • Jogar: 5.0 a 25.0 Mbps
  • Assistir a transmissões ao vivo no YouTube, Twitch e Facebook Live: 10.0 Mbps
  • Fazer chamadas de áudio/vídeo: 1.0 Mbps a 3.0 Mbps

Velocidade de upload

As velocidades de upload mostram a rapidez com que os dados são transferidos do seu computador para a internet. Elas são medidas em megabits por segundo (Mbps). Boas velocidades de upload são importantes para fazer transmissões ao vivo, realizar chamadas de áudio ou vídeo e enviar fotos e vídeos.

Estão são as velocidades ideais para:

  • Jogar: 3.0 a 6.0 Mbps
  • Transmitir ao vivo no YouTube, Twitch e Facebook Live: acima de 6.0 Mbps
  • Fazer chamadas de áudio/vídeo: 3.0 Mbps

Perda de velocidade

A perda de velocidade mostra a quantidade de velocidade que você perde ao se conectar a uma VPN.

Ela é afetada por vários fatores, incluindo:

  • Localização do servidor: se você se conectar a um servidor muito distante da sua localização, espere velocidades menores.
  • Carga do servidor: se houver muitas pessoas conectadas ao servidor ao qual você está conectado, suas velocidades serão menores.
  • País onde o servidor está localizado: alguns países têm uma má infraestrutura de internet, portanto suas velocidades serão menores se você se conectar a servidores nesses países (Alemanha, por exemplo).

Ping

O ping (ou latência, termo tecnicamente mais correto) mostra o tempo que leva para um conjunto de dados ser transferido do seu dispositivo para o servidor e de volta ao seu dispositivo. Diferentemente das velocidades de upload e download, o ping deve ser baixo se você quiser evitar problemas. Um ping baixo é importante para jogos, pois permite um melhor tempo de reação.

  • Ping ideal para jogos: abaixo de 100 ms

Resultados dos testes de velocidade média das 10 melhores VPNs

Fazemos testes de velocidade a partir de nossos servidores em Nova York (para os EUA), Londres (para o Reino Unido) e Frankfurt (para a Alemanha). Para garantir resultados precisos e justos, sempre usamos o protocolo OpenVPN e nos conectamos ao servidor mais veloz recomendado por cada VPN.

#Provedor
Avg Value Download, Sem VPN
Download, Com VPN
Upload, Sem VPN
Upload, Com VPN
Opinião
#Provedor
Avg Value Download Sem VPN
Download, Com VPN
Upload, Sem VPN
Upload, Com VPN
Opinião
#Provedor
Avg Value Download Sem VPN
Download, Com VPN
Upload, Sem VPN
Upload, Com VPN
Opinião

Como nossa ferramenta de teste de velocidade funciona

Testamos simultaneamente 20+ VPNs em 17 localizações de servidores. Os dados são coletados a cada 4 horas, para que você sempre tenha as informações mais precisas sobre a velocidade de cada VPN. Começamos testando nossa conexão sem uma VPN, para que você tenha uma melhor noção do nosso ponto de partida e de como as conexões VPN afetaram nossa velocidade.

Nossa ferramenta foi desenvolvida para oferecer as informações mais precisas e atualizadas sobre o desempenho de VPNs. Ela também testa as velocidades dos diferentes protocolos oferecidos pelas VPNs, para que você saiba qual funcionará melhor no seu caso.

31 outubro 2023
Último teste realizado
20+
VPNs testadas
17
Localizações de servidores

VPNs que testamos

Testamos mais de 20 provedores VPN e publicamos os dados, para que você possa compará-los facilmente por meio da ferramenta acima. Veja algumas das VPNs que você poderá comparar:

Localizações de servidores para testes de velocidade

Nossos servidores para testes de velocidade se encontram nas seguintes cidades ao redor do mundo:

Novas sessões

Cada um de nossos testes começa com uma nova sessão, o que significa que você sempre obterá os resultados mais atuais. Nunca reutilizamos resultados antigos, mas apenas aquilo que observamos em tempo real.

Contas não afiliadas

Usar contas não afiliadas durante os testes nos garante a obtenção de resultados imparciais dos provedores de VPN.

Servidores seguros

Utilizamos apenas servidores seguros para garantir a precisão e legitimidade de nossos dados.

Uma VPN reduzirá minhas velocidades de internet?

Os anúncios da maioria das VPNs dirá o contrário — porém, todas as VPNs reduzirão sua velocidade de internet. Essa queda é quase imperceptível nas VPNs de qualidade, entretanto.

É normal que as VPNs reduzam suas velocidades porque adicionam uma parada extra à jornada do seu tráfego de internet (essa parada extra é importante porque protege seus dados). Em vez de ir do ponto A (seu dispositivo) para o ponto B (seu site pretendido), o tráfego VPN vai do ponto A (seu dispositivo) para o ponto B (servidor VPN) e chega ao ponto C (seu site pretendido). Isso exige um pouco mais de tempo para seu tráfego alcançar o destino, portanto, sua conexão fica um pouco mais lenta.

Por esses motivos, falamos sobre as quedas de velocidade em percentuais. Em vez de fornecer uma série de números que não dizem nada sobre sua conexão, indicamos um percentual que você pode aplicar à sua velocidade normal para ver o quão rápida será sua VPN.

algumas coisas que você pode fazer para ajudar a melhorar suas velocidades, incluindo escolher uma VPN que seja reconhecidamente veloz, conectar-se a servidores localizados próximos a você e trocar de protocolo.

Guia rápido: como testar a velocidade da sua própria VPN

  • 1

    Abra sua VPN. Algumas VPNs, como o ExpressVPN, contam com uma ferramenta integrada de teste de velocidade que você pode usar. Portanto, você pode escolher entre a ferramenta integrada (caso seu provedor a ofereça), um site de testes de velocidade ou um app (dependendo do seu dispositivo).

  • 2

    Conecte-se a um servidor à sua escolha. Idealmente, você deve escolher um servidor ou a localização geral que costuma usar mais. Caso esteja testando um servidor que apresente problemas, conecte-se a esse servidor específico. É importante conectar-se à VPN antes de acessar um site de testes de velocidade. Caso contrário, ele poderá registrar sua localização real, fornecendo resultados imprecisos.

  • 3

    Use a ferramenta abaixo para verificar sua velocidade. Basta pressionar o botão de início e aguardar até que a ferramenta exiba seus resultados.

Dica: se você quiser saber o quanto de velocidade está perdendo ao conectar-se a uma VPN, primeiro teste suas velocidades sem uma conexão VPN e, então, siga os passos acima e compare os resultados.

Teste sua velocidade de internet

Download

0.00
Mbps

Upload

0.00
Mbps

Ping

0.00
Ms

Jitter

0.00
Ms

Dicas para melhorar as velocidades da sua VPN

Existem algumas formas de aprimorar as velocidades da sua VPN. Você pode conectar-se a um servidor próximo, certificar-se de usar o protocolo de segurança adequado, usar o tunelamento dividido (split tunneling), escolher uma VPN mais rápida ou experimentar um roteador VPN.

Conecte-se a um servidor local

Conectar-se a um servidor próximo aumenta sua velocidade de conexão porque seus dados têm uma distância menor para percorrer. Seu tráfego precisa se deslocar fisicamente até seu servidor VPN escolhido — por isso, quanto mais longe for o trajeto, mais lenta será sua conexão.

No entanto, se você precisa se conectar a um país específico, isso pode ser um problema. Felizmente, temos uma solução que pode ajudá-lo a reduzir a queda de velocidade — certifique-se de escolher a cidade/região mais próxima à sua localização real. Por exemplo, se você estiver em um país europeu como a França e precisar se conectar aos EUA, escolha uma cidade da Costa Leste, como Nova York. Porém, se estiver no Japão, é melhor selecionar uma cidade da Costa Oeste, como Seattle.

Escolha o protocolo VPN mais veloz

Os protocolos de segurança variam em velocidade devido às diferentes maneiras pelas quais criptografam e decifram seu tráfego. Por isso, trocar de protocolo às vezes pode ajudar a melhorar sua velocidade. Confira um guia rápido:

  • IKEv2 — esse protocolo é relativamente rápido, mas os provedores nem sempre o disponibilizam porque firewalls e redes o bloqueiam facilmente.
  • OpenVPN — a maioria dos provedores conta com o OpenVPN como protocolo padrão, pois ele oferece altas velocidades (embora seja um pouco mais lento que o IKEv2) e boa segurança. Você pode escolher entre duas opções no OpenVPN: UDP e TCP. O UDP é mais veloz, mas o TCP é mais confiável.
  • WireGuard — esse é o protocolo mais veloz atualmente, mas somente alguns provedores o oferecem, como o CyberGhost.

Se você quer ver como esses protocolos afetam as velocidades das VPNs em um exemplo real, confira nossa ferramenta de teste de velocidade.

Use tunelamento dividido

Esse inteligente recurso das VPNs permite criptografar um app por vez e enviar o restante do seu tráfego através da sua conexão regular (e geralmente mais veloz). Isso significa que você pode proteger suas informações necessárias sem causar lentidão a todo o seu tráfego.

Experimente um roteador VPN

Os roteadores VPN podem melhorar as velocidades da sua VPN porque protegem todos os seus dispositivos automaticamente. Assim, seu computador não precisa usar recursos extras para criptografar seu tráfego e executar o app da sua VPN em segundo plano (tudo isso pode reduzir sua velocidade, principalmente se você estiver usando um dispositivo mais antigo).

Os roteadores VPN também são ótimos para proteger quantos dispositivos você quiser simultaneamente — até mesmo dispositivos que normalmente não são compatíveis com VPNs (eles só precisam ser capazes de se conectar ao Wi-Fi). No entanto, eles podem custar bem caro em comparação com os apps de VPNs. E também não são portáteis, ou seja, seu uso fica limitado apenas onde o roteador físico estiver localizado.

FAQs

Qual é uma boa velocidade de VPN?

As boas VPNs são aproximadamente 10-20% mais lentas que sua conexão regular. Isso parece muito, mas, na verdade, a diferença é tão pequena que você não a notará. Caso sua internet seja normalmente um pouco lenta, você deverá verificar para garantir que ela cumpra os requisitos mínimos para fazer streaming, navegar, jogar e baixar e enviar torrents quando você ligar sua VPN.

  • Streaming — você precisa de um mínimo de 5 Mbps para transmitir em HD (embora seja recomendado 10 Mbps). Transmissões em full HD, ultra HD ou 4K exigem velocidades mínimas de 25 Mbps.
  • Jogos — a maioria dos jogos requer um mínimo de 3 Mbps.
  • Torrents — tecnicamente, você pode baixar e enviar torrents a qualquer velocidade de internet — velocidades menores apenas significam que levará mais tempo para baixar ou enviar seus arquivos. No entanto, recomendo velocidades de download a partir de 10 Mbps e velocidades de upload a partir de 3 Mbps para baixar e enviar torrents. Dessa forma, você não precisará esperar um longo tempo pelo download do seu arquivo.
  • Navegação — caso queira uma VPN apenas para navegar, verificar seus e-mails e explorar as mídias sociais de forma privada, você precisa de somente 3 Mbps.

O que é velocidade de download, velocidade de upload, ping e jitter?

Velocidade de download, velocidade de upload e ping são parâmetros que mostram diferentes aspectos da sua velocidade de internet:

  • As velocidades de download mostram o quão rápido você pode receber dados. A maior parte das suas atividades online gira em torno do download de dados — sempre que acessa um site ou rede social ou faz uma transmissão, você baixa dados. Elas são medidas em megabits por segundo (Mbps). Uma boa velocidade de download depende do que você deseja fazer, mas criamos este guia para ajudá-lo a determinar se sua VPN é suficientemente rápida.
  • As velocidades de upload mostram o quão rápido você pode enviar dados, o que inclui enviar fotos, vídeos, baixar e enviar torrents, publicar nas mídias sociais, etc. Elas também são medidas em Mbps. Lembre-se de que sua velocidade de upload será muito menor que sua velocidade de download, mas não há problemas nisso, pois você não precisa de muita velocidade de upload para realizar atividades básicas — e até mesmo compartilhar arquivos via P2P.
  • O ping mostra quanto tempo leva para a transmissão dos seus dados. Ele é medido em milissegundos (ms). Quanto mais rápido for o ping, mais responsiva será sua conexão, o que é importante ao jogar e em outras situações onde o timing é essencial.
  • O jitter mostra quando há um atraso no envio de dados através da sua conexão. Você normalmente o experimentará na forma de interferência ou interrupção repentina de uma chamada de voz ou vídeo. Ele é medido em milissegundos (ms) e, quanto mais longo for, mais flutuações haverá na qualidade da chamada.

As velocidades de uma VPN mudam entre diferentes dispositivos?

Não, a velocidade da sua VPN será basicamente a mesma em todos os seus dispositivos.

Sua CPU pode afetar levemente a velocidade da sua conexão, mas você não deverá notar muita diferença entre seus dispositivos.

Se você tem um dispositivo muito antigo com pouca memória, ele poderá enfrentar dificuldades para executar o app da sua VPN, mas os dispositivos modernos não devem ter problemas. As VPNs de qualidade oferecem apps dedicados e sob medida para Windows, macOS, iOS, Android e Linux ou extensões leves para Chrome, Firefox e outros navegadores — portanto, você obterá o melhor desempenho, quer esteja usando sua VPN em um PC ou iPhone.

Classificamos os fornecedores com base em testes e pesquisas rigorosos, mas também levamos em consideração seu feedback e nossos acordos comerciais com provedores. Esta página contém links de afiliados.